Como começar a meditar em 5 passos simples

Todo mundo já ouviu falar em meditação, seja através de algum conhecido que pratica, em filmes, séries, recomendação de profissionais ou por outros meios. 

Mas você realmente sabe quais os benefícios da prática de meditação, e porque deve começar a fazer?

Através de técnicas de meditação, você consegue levar sua mente a um estado de relaxamento e calma, envolvendo o foco da atenção, postura e outros pontos. 

A meditação também pode beneficiar o tratamento de depressão. 

Através da meditação você poderá colher benefícios como paz interior, controle de ansiedade, melhor domínio de suas emoções e pensamentos em situações críticas redução de insônia entre outros aspectos que influenciam diretamente em sua qualidade de vida e produtividade profissional. 

Bora começar a praticar meditação? Separamos 5 dicas para começar de forma simples:

1- Reserve ao menos um horário do dia para meditar:

Parece ser uma dica simples, porém é o primeiro passo fundamental para que você consiga meditar na prática e colher bons resultados. 

No momento em que reservar para meditação, nenhuma outra tarefa deve ser feita simultâneamente, foque totalmente no momento de meditação, no local mais tranquilo e silencioso possível em seu ambiente. 

15 a 20 minutos é um tempo ideal para começar. 

2 – Se posicionando corretamente: 

Adote uma postura alinhada e confortável. Para os primeiros passos, recomendamos usar a postura de lótus, utilizada com base nas técnicas orientais de meditação. É a postura em que você senta com as pernas cruzadas, e pés sobre as coxas com as mãos sobre os joelhos e coluna ereta, similar ao exemplo abaixo: 

3 – Concentre-se e controle a respiração:

Durante seu momento de meditação, após posicionar-se corretamente, feche os olhos e inicie o controle da respiração. 

Busque inspirar profundamente utilizando o tórax e a barriga, e em seguida expire de forma lenta, controlada e prazerosa. 

Preste atenção em seu processo de respiração durante a meditação e busque desfrutar de cada etapa profundamente. 

4 – Encontre um foco durante a meditação:

Nas técnicas tradicionais de meditação é recomendado encontrar um foco, utilizando-se de uma palavra, sílaba ou frase, que será repetida várias vezes causando um efeito sobre a mente, que irá ajudar a manter o foco e concentração.

Este “mantra”pode ser lavado repetidamente ou metalizado durante o processo de meditação. Um dos mais conhecidos é o “omm”.

Principalmente no começo de sua jornada na prática de meditação, será comum aparecerem diversos pensamentos em sua mente, mas não se preocupe em tentar “brigar”com eles, apenas deixe os fluir e depois sumirem naturalmente.

5 – Busque manter frequência:

Toda prática para ser aperfeiçoada e gerar realmente benefícios claros em sua vida, necessita de continuidade e frequência. 

Separe ao menos 15 a 20 minutos por dia e busque priorizar seu horário diário de meditação, evitando remarcar ou deixar de fazê-lo no dia, para criar uma rotina saudável. 

Com as dicas acima, você conseguirá inicial sozinho sua jornada na prática da meditação de forma simples e objetiva.

É sempre importante estudar sobre o assunto, conhecer novas técnicas e se aprofundar mais para colher benefícios para seu corpo e mente. 

Na Você Bem Online, temos um clube de assinantes com rodas de conversa semanais, e dentre elas temos toda semana o tema Mindfulness – Atenção Plena, que pode potencializar os benefícios em sua jornada pessoal. 

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Foto de capa:

Photo by Simon Migaj on Unsplash

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