5 dicas simples para praticar o autocuidado durante o isolamento social

Você não estava preparado para enfrentar as situações que a epidemia do Covid-19 está causando. Um dos fatores mais difíceis de lidar é o isolamento social, por isso separamos algumas dicas de autocuidado para te ajudar nesse momento:

Não se isole completamente
Não se afaste dos seus amigos e familiares, principalmente dos que você é mais próximo. Mesmo com a distância física, ter uma boa conversa e dividir os acontecimentos do dia a dia ajuda muito. Nesse momento é muito importante se atentar a isso, pois esse isolamento pode desencadear sentimentos de tristeza e solidão.


Autocobrança
Você não tem que ser produtivo 100% do tempo, aprender coisas novas toda semana ou otimizar o tempo extra que sobrou estando em casa. Tudo bem descansar, não fazer nada, assistir um filme bobo. Estamos em um momento bastante tenso, e você não precisa se sentir mal por estar demandando ainda mais de você mesmo.


Relaxamento
Faça exercícios em casa! Como yoga para relaxar e se desligar um pouco dos pensamentos, ou alguma atividade com música e bastante movimento para gastar energia e também ter um momento em contato com você mesmo.


Rotina
Siga uma rotina, se você está trabalhando home office, essa dica é um pouco mais fácil de seguir. Ter um horário para dormir, para fazer as refeições, tomar um sol na janela, ajuda a dar motivação e uma sensação de sucesso ao concluir cada tarefa.


Se proteja!
Seguir as recomendações da OMS, se protegendo do vírus e protegendo quem está ao seu redor. Lave as mãos, use máscara e se puder fique em casa! Saia apenas em situações de urgência, como mercado e farmácia, isso te ajudará também a não se sentir ansioso em relação ao risco de contaminação.


Você não está enfrentando essa situação sozinho, pratique o autocuidado, seja gentil com você mesmo e conte com sua rede de apoio, seja amigos ou família. E você pode contar com a ajuda de psicólogos, que irão te ajudar com o autocuidado e a passar pelas situações que está enfrentando em decorrência do isolamento.

Deixe uma resposta